Mensagem
Mensagem do Presidente
Queremos ajudar Cabo Verde a alcançar um nível sustentável de estabilidade económica, autossuficiência e crescimento contínuo, que funcione para todos. Cabo Verde deve se tornar uma nação onde todos os cidadãos possam viver livres e felizes, beneficiando-se da boa governança, leis e políticas que melhorem a vida de todos os cabo-verdianos em todo o mundo. Cabo Verde pertence a todos os cabo-verdianos, não importa onde eles estejam, e trabalhar juntos pelo bem do país e do povo é uma obrigação que todos temos. Devemos nos unir, arregaçar as mangas e trabalhar duro para mudar a direção que o país está tomando, para que possamos ter um futuro melhor. Não podemos mais ficar de fora.
A Associação Cabo-Verdiana Residente na Diáspora e em Cabo Verde (ACRDCV) é um novo movimento com uma visão prática para aproveitar o potencial do país e resolver nossos problemas. Daqui para frente, precisamos olhar e avaliar nossas ações individuais e coletivas, nossas atitudes e percepções em relação a Cabo Verde, no passado, presente e futuro, e redefinir nossa mentalidade. Precisamos começar a acreditar e visualizar o Cabo Verde que queremos e desenvolver mensagens apropriadas, reforçadas por nossas ações, para mudar nosso pensamento. Muitos de nós estão adormecidos ao volante, permitindo que outros nos conduzam sem questionar qual será o destino. Precisamos avaliar a situação atual para identificar o que está nos segurando e transformar nossos comportamentos em ações para nos tornarmos uma nação com uma atitude de “eu posso fazer isso” e fazermos por nós mesmos.
Precisamos criar um Cabo Verde que deixe a melhor impressão na mente de todos. Vamos desenvolver mensagens claras e uma direção para levar o país, incentivando todos os cidadãos a participar. Trabalhar juntos para criar a nação que todos desejamos, junto com o nosso governo, será a prioridade para a ACRDCV, pois saber para onde estamos a caminhar nos permitirá chegar lá. É de vital importância que desenvolvamos um plano e articulemos claramente uma visão para que o povo a adote. Merecemos conhecer a visão do nosso país e a direção que estamos seguindo. Todos nós deveríamos olhar para o futuro, o mais longe que pudermos imaginar, para resolver nossos problemas futuros, criar ativos valiosos e desenvolver soluções relevantes e sustentáveis por anos, senão décadas. Precisamos começar a olhar para o Cabo Verde de amanhã. Precisamos projetar anos, cinco, dez, vinte ou cinquenta anos à frente. Devemos examinar os problemas atuais com base em nossas necessidades e garantias futuras. É a mão que estendemos uns aos outros que faz a diferença. Não precisamos todos estar no governo para fazer mudanças. Como comunidade, podemos criar nosso próprio plano para combater certos problemas, ajudando a melhorar e manter a comunidade segura. A mentalidade desenvolvida de “um por todos e todos por um” pode começar a construir a coesão da comunidade e nos tornar mais fortes como nação.
Convidamos a todos a visitar o nosso site para se familiarizar com a nossa missão e se juntar a nós neste movimento para tornar nossa Nação melhor!
Atenciosamente,
Manuel Gonçalves